domingo, 21 de outubro de 2012

BRASTEMP
Brastemp é uma empresa brasileira, fabricante de eletrodomésticos da linha branca, criada no ano de 1954 em São Bernardo do Campo, pelo Grupo Brasmotor, com fabrica em Rio Claro. Em 1994, a Brastemp e a Consul fusionaram-se para formar a empresa Multibrás que fez parceria em 2000 com o grupo estadunidense Whirlpool Corporation, maior fabricante de eletrodomésticos do mundo e com vendas anuais de mais de US$ 19 bilhões. O slogan da campanha publicitária "Não é, assim, uma BRASTEMP..." transformou-se em uma expressão utilizada para situações que não são as melhores possíveis. Um dia antes do dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo (capital do Estado de São Paulo), um jornal paulista de circulação nacional publicou um editorial chamado "São Paulo não é nenhuma Brastemp". No dia seguinte, a empresa publicou um anúncio de página inteira no mesmo jornal dizendo: "São Paulo, você é uma Brastemp, sim." FONTE ABERJ: Compromisso com a qualidade À frente do Grupo Brasmotor, Hugo Miguel Etchenique impôs a marca de empreendedor identificado com a comunicação e respeito aos clientes. por Luiz Egypto
Miguel Etchenique (esq.), fundador do Grupo Brasmotor Miguel Etchenique (1898-1956), fundador do Grupo Brasmotor, era boliviano de nascença como seu filho Hugo Miguel, embora este tenha se naturalizado brasileiro há muito tempo. No início dos anos 40, Miguel Etchenique vivia em Nova York, onde trabalhava como representante de mineradoras bolivianas. Nos EUA pôde estabelecer excelentes contatos com a Chrysler e, tendo resolvido voltar à Bolívia, seus interlocutores o consultaram sobre a possibilidade de alterar o rumo e vir para o Brasil, assumir o comando da representação da Chrysler no país. Miguel veio conhecer o Brasil e deu resposta positiva aos parceiros americanos. Topava o desafio mas pedia de tempo para reunir sócios e o capital necessário para tocar o negócio. Isso efetivamente aconteceu em 25 de julho de 1945, quando foi criada a Companhia Distribuidora Geral Brasmotor, cuja sede era um escritório acanhado no bairro paulistano do Brás. A empresa foi fundada com o propósito de distribuir automóveis e caminhões importados da Chrysler. Havia uma forte demanda veículos automotores no pós-guerra e o negócio foi tão bom que Miguel e seus sócios chegaram a aventar a possibilidade de não apenas importar o veículo, mas montá-lo no Brasil. Essa estratégia provocou um fato que pouca gente conhece na história do Grupo Brasmotor: entre 1948 e 1949, a companhia instalou a primeira indústria automotiva em São Bernardo do Campo, a capital da indústria automobilística brasileira. Nessa unidade montavam-se caminhões e veículos na linha Chrysler. Em 1950, a Brasmotor assumiu também a representação da Volkswagen no Brasil. Nas instalações pioneiras de São Bernardo do Campo foram montados os primeiros Fuscas brasileiros, já com algum índice de nacionalização.
O Fusca já era fabricado no Brasil desde 1951, mas pela empresa Brasmotor. Os carros eram importados da Alemanha e montados no sistema de CKD (Completely Knocked Down, ou completamente desmontados).
FUSCA JÁ FABRICADO PELA BRASMOTOR(ANCHIETA) Nessa época, Hugo Miguel Etchenique, o personagem da entrevista que virá a seguir, estudava engenharia industrial nos Estados Unidos e tinha planos de voltar para La Paz. Mas o pai o convenceu a também vir para o Brasil e trabalhar na empresa nascente. "Eu me lembro nitidamente que, a contragosto, topei a parada porque terminara a universidade e tinha acabado de me casar. Aceitei vir a São Paulo por um prazo não superior a dois anos", lembra Hugo Miguel. Ele começou a trabalhar em janeiro de 1951 e nunca mais quis viver em outro país. Convivendo com problemas de suprimentos por parte da Chrysler e, mais adiante, com a recusa de uma composição acionária na fábrica que a Volkswagen pretendia instalar no Brasil, a Brasmotor decidiu precaver-se e resolveu diversificar sua atividade industrial. Vem daí a opção pela produção de eletrodomésticos da linha branca. A primeira responsabilidade de Hugo Miguel foi com os setores de pintura e esmaltação das geladeiras que eram aqui montadas. Poucos anos depois, a empresa já estava produzindo refrigeradores e, em 1954, nasceu a marca Brastemp. "Uma associação do nome de Brasmotor com Brasil e uma referência à temperatura", diz Etchenique. Foram anos de expansão no setor de refrigeradores. Ao pressentir um novo e promissor nicho de negócios, a Brasmotor encerrou suas operações automotivas e passou a dedicar-se integralmente à produção de geladeiras e, depois, a compressores, freezers, fogões, lavadoras... no Brasil, na Itália, na Argentina e na China. Hoje com 16 mil funcionários, seis fábricas e negócios em todo o mundo, a Brasmotor pode se gabar de ser uma empresa que - guardadas as devidas proporções - já nasceu globalizada. A organização está presente em três continentes e remonta aos anos 50 sua joint venture com a Whirlpool Corporation, a gigante norte-americana do setor de eletroeletrônicos. Também por conta dessa experiência, as empresas do Grupo Brasmotor têm tido a desenvoltura necessária para crescer e competir no mercado global. Os compressores passaram a ser parte do negócio da Brasmotor em 1976, quando o grupo assumiu o controle da Consul, que por sua vez era acionista da Embraco - Empresa Brasileira de Compressores, instalada em Joinville (SC). Tão logo foi possível, a Brasmotor assumiu o controle total da Embraco. "Para nós foi importantíssimo porque era e continua sendo um componente deveras estratégico e de grande importância no refrigerador", diz Etchenique. "Com o passar do tempo, a Embraco foi num crescendo tremendo e hoje está perto de ser a empresa número 1 do mundo em compressores, o que é uma coisa maravilhosa." À frente dessa saga empresarial e da crescente expansão dos negócios da Brasmotor está a liderança de Hugo Miguel Etchenique, 72 anos, presidente da empresa holding que controla a Embraco, a segunda maior fabricante mundial de compressores herméticos para refrigeração, e a Multibrás, dona das marcas Brastemp e Consul, no Brasil, e Whirlpool e Eslabon de Lujo, na Argentina. Etchenique é um líder empresarial que pautou todo o desenvolvimento de seu grupo empresarial em torno estratégias de comunicação estruturadas e identificadas com o ambiente de negócios. Não é à toa que a missão da empresa é trabalhar para estar presente "em todos os lares, em todos os lares, em todos os lugares.

Um comentário:

  1. O meu fusca por exemplo que herdei de meu pai, veio com motor Zundfolge fabricado em Ösnabrich na Alemanha.

    ResponderExcluir