segunda-feira, 20 de outubro de 2014
Corinthians, o Robin Hood do Brasileiro: aproveitamento de campeão contra G-4 e de rebaixado contra Z-4
Um monstro em jogos de seis pontos e uma mãe contra times que sofrem para sair da degola: essa é a principal marca do Corinthians neste Campeonato Brasileiro. Com a vitória por 2 a 1 sobre o Internacional, neste domingo, em pleno Beira-Rio, o time alvinegro confirmou mais uma vez a fama de 'Robin Hood' desta edição - desempenho que evidentemente irrita seus torcedores e que praticamente coloca o clube paulista fora da briga pelo título.
O aproveitamento do time do Parque São Jorge contra times que estão no G-4 é impressionante. Com duas vitórias contra o Cruzeiro (líder) e Internacional (terceiro colocado) e quatro pontos conquistados contra São Paulo e Atlético-MG (vice-líder e quarto colocado, respectivamente), o Corinthians acumulou 20 de 24 pontos possíveis, ou seja, 83,33% dos possíveis - nunca na era dos pontos corridos um campeão teve esse nível de desempenho.
O time com o melhor aproveitamento do Brasileiro da era dos pontos corridos foi o Cruzeiro de 2003. Liderado por Alex, o time mineiro ficou com a taça após atingir 72,5% dos pontos disputados - terminou com 100 pontos dos 138 em jogo. Desde então, nenhuma edição teve um vencedor com mais 64,8% de pontos disputados (marca atingida pelo São Paulo em 2006).
Como todo corintiano já sabe, esse desempenho impressionante nos "jogos de seis pontos" não tem valido nada em 2014. O contestado time do ainda mais contestado técnico Mano Menezes tem feito uma campanha irregular contra o restante dos times e particularmente medíocre contra os integrantes da zona de rebaixamento - hoje composta por Botafogo, Bahia, Criciúma e Coritiba -, número que tem sido uma âncora que puxa o time do Parque São Jorge.
Apesar de ainda não ter feito os jogos do returno contra três dos quatro times da degola, os encontros até agora têm sido decepcionantes: o time do Parque São Jorge conquistou apenas quatro de 15 pontos disputados ou apenas 26,66% de aproveitamento. Se levar em conta apenas esse aproveitamento, o Corinthians estaria na lanterna deste Brasileiro e, dentre os lanternas de todas as edições dos pontos corridos, o time teria a sexta pior campanha geral.
Contra o Botafogo, único time do Z-4 contra quem já fez as duas partidas, o Corinthians acumulou apenas um ponto. O time alvinegro também saiu com empate nos confrontos do primeiro turno contra Bahia, Criciúma e Coritiba - 20º e último colocado do Brasileiro com apenas 29 pontos, ou seja exatamente um terço (33,3%) dos pontos disputados até o momento.
Atualmente com 49 pontos, o Corinthians está a um ponto do quarto colocado Atlético-MG e a dez do líder Cruzeiro. O time alvinegro volta a campo nesta quarta-feira, contra o ameaçado Vitória, na Arena Pantanal..
Veja aproveitamento do Corinthians contra o G-4 e contra o Z-4 neste Brasileiro:
G-4
Cruzeiro: 6
São Paulo: 4
Internacional: 6
Atlético-MG: 4
*Aproveitamento (20 de 24 pontos): 83,33%
Z-4
Botafogo: 1
Bahia: 1* (segundo jogo: 15/11)
Criciúma: 1* (segundo jogo: 06/12)
Coritiba: 1* (segundo jogo: 01/11)
*Aproveitamento (4 de 15 pontos): 26,66%
(Fonte MSN)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário