quarta-feira, 24 de outubro de 2012

FERDINAND PORSCHE O PAI DO FUSCA
Quando os primeiros automóveis começaram a ser importados para os EUA por Max Hoffman (responsável pela importação de quase todos os modelos europeus da época), ele sugeriu a Porsche que peparasse uma versão mais espartana para aquele mercado. Daí surgiram as séries "356 America" (1952), com 16 veículos produzidos, carroceria especial em alumínio e para-brisa removível, e Speedster – resultado direto da sugestão do importador – similar ao “America” porém em aço e com para brisa fixo (1953), além do acabamento espartano, bancos especiais e teto de lona menor.Partindo para o sucesso total.
Porsche 356: 1100 1300 1500 1500 S Motor: 4-cilindros-Boxer (Viertakt) Cilindrada: 1086 cm³ 1286 cm³ 1488 cm³ 1488 cm³ Bohrung x Hub: 73,5 x 64 mm 80 x 64 mm 80 x 74 mm 80 x 74 mm Potência: 29,4 kW (40 PS) 32,4 kW (44 PS) 40,5 kW (55 PS) 51,5 kW (70 PS) Rotações por minuto: 4000 4000 4400 5000 Tórque máximo/RPM: 71,5 Nm à 2800 RPM 83 à 2500 RPM 108 à 2800 RPM 110 à 3600 RPM Taxa de Compressão: 7,0 : 1 6,5 : 1 6,8 : 1 8,2 : 1 Comando de válvulas: Tuchos e Balancins (virabequim) Arrefecimento: Refrigeração a ar (ventoinha) Transmissão: Caixa com quatro marchas, com Porsche-Ringsynchronisierung, Manual Suspensão dianteia: Kurbellenkerachse (VW) Suspensão traseira: Pendelachse mit Längsschubstreben Federung: querliegende Drehstäbe Carroceria: Monobloco de aço estampado, mit Bodengruppe fest verbunden Eixos dianteiro/traseiro: 1290/1250 mm Entreeixos: 2100 mm Comprimento: 3950 mm Peso: Coupé 810 kg – Cabriolet 830 kg Velocidade máxima: 140 km/h 145 km/h 155 km/h 170 km/h
Porsche 356 A: 1600 1600 S 1600 GS Carrera "de Luxe" 1500 GS Carrera "Gran Turismo" Motor: Motor Boxer de 4 cilindros, 4 tempos Cilindrada: 1582 cm³ 1582 cm³ 1587 cm³ 1498 cm³ Bohrung x Hub: 82,5 x 74 mm 82,5 x 74 mm 87,5 x 66 mm 85 x 66 mm Potência: 44 kW (60 PS) 55 kW (75 PS) 77 kW (105 PS) 81 kW (110 PS) RPM: 4500 5000 6500 6400 Torque máx./RPM: 112 Nm a 2800 119 a 3700 123 a 5000 126 a 5200 Compressão: 7,5 : 1 8,5 : 1 9 : 1 9 : 1 Comando de válvulas: Tuchos e Balancins (virabrequim) 4 obenliegende Nockenwellen (Königswellenantrieb) Arrefecimento: Refigeração a ar (Ventoinha) Caixa de marchas: Caixa com quatro marchas, com Porsche-Ringsynchronisierung, Manual Suspensão dianteira: Kurbellenkerachse (jeweils zwei längsliegende Traghebel übereinander) Suspensão traseira: Pendelachse mit Längsschubstreben Federung vorn: 2 durchgehende Vierkant-Blattfederstäbe übereinander Federung hinten: 1 runder querliegender Drehstab auf jeder Seite Carroceria: Monobloco em aço estampado, mit Bodengruppe fest verbunden Eixos dianteiro/traseiro: 1306/1272 mm Entreeixos: 2100 mm Pneus: 5.60 – 15 Sport 5.90 – 15 Supersport Medidas C x L x A: 3950 x 1670 x 1310 mm (Convertible und Hardtop 1290 mm) Peso: Coupé 885 kg – Cabriolet 905 kg – Convertible 855 kg Velocidade máxima: 160 km/h 175 km/h ca. 200 km/h ca. 200 km/h Fonte: Prosepkt W 21/57-9.58-III und „Das große Buch der Porschetypen“ Seguindo já naquela época o costume atual de enfatizar mudanças na linha com pequenas alterações cosméticas, em 1959 começou a ser vendida aquela que seria a mais difundida e popular série do 356, o "356 B". Na carroceria, as diferenças mais marcantes foram nos para-choques ligeiramente mais altos, no capô mais reto e largo e nos respires do motor em duas colunas. As principais opções de motor eram a Super 90 e 2000 GS. Deste modelo derivaram o 356 B Roadster (1959), o 356 Carrera Abarth (1960), um modelo de corridas, e o 356 Carrera 2 (1962), um dos modelos mais famosos e potentes. Com cerca de 450 modelos produzidos, entre coupés e cabriolets, esses modelos se tornaram bastante valiosos. Porsche 356 B: 1600 1600 S 1600 S-90 2000 GS Motor: Motor Boxer de 4 cilindros, 4 tempos Cilindrada: 1582 cm³ 1582 cm³ 1582 cm³ 1966 cm³ Bohrung x Hub: 82,5 x 74 mm 82,5 x 74 mm 82,5 x 74 mm 92 x 74 mm Potência: 44 kW (60 PS) 55 kW (75 PS) 66 kW (90 PS) 96 kW (130 PS) RPM: 4500 5000 5500 6200 Torque máx./RPM: 112 Nm a 2800 119 a 3700 123 a 4300 167 a 5000 Compressão: 7,5 : 1 8,5 : 1 9 : 1 9,2 : 1 Comando de válvulas: Tuchos e Balancins (virabrequim) DOHC* (Königswellen) Arrefecimento: Refigeração a ar (Ventoinha) Caixa de marchas: Caixa com quatro marchas, com Porsche-Ringsynchronisierung, Manual Suspensão dianteira: Kurbellenkerachse mit Stabilisator Suspensão traseira: Pendelachse mit Längsschubstreben Federung vorn: 2 durchgehende Vierkant-Blattfederstäbe aus einzelnen Federblättern übereinander Federung hinten: 1 runder querliegender Drehstab auf jeder Seite Carroceria: Monobloco em aço estampado, Carroceria mit Bodengruppe fest verbunden Eixos dianteiro/traseiro: 1306/1272 mm Entreeixos: 2100 mm Pneus: 5.60 – 15 Sport 165 – 15 (Gürtel) Medidas C x L x A: 4010 x 1670 x 1330 mm (Hardtop 1315 mm) Peso: 935 kg 1010 kg Velocidade máxima: 160 km/h 175 km/h 185 km/h 200 km/h DOHC = Double Overhead camshaft; hier: je zwei obenliegende Nockenwellen (links und rechts) A última série da linha 356 debutou em 1963, basicamente com novos freios a disco nas quatro rodas, motores 1600S, 1600SC ou Carrera 2, e apenas uma carroceria disponível (coupé), já ligeiramente similar à do futuro modelo 911. Apesar de 1965 marcar o fim da produção do modelo, seu motor continuou a ser utilizado no modelo 912, basicamente um 911 de baixo custo.
Porsche 356 C: 1600 C 1600 SC Motor: Motor Boxer de 4 cilindros, 4 tempos Cilindrada: 1582 cm³ 1582 cm³ Bohrung x Hub: 82,5 x 74 mm 82,5 x 74 mm Potência: 55 kW (75 PS) 70 kW (95 PS) RPM: 5200 5800 Torque máx./RPM: 125 Nm a 3600 126 a 4200 Compressão: 8,5 : 1 9,5 : 1 Comando de válvulas: Tuchos e Balancins (virabrequim) Arrefecimento: Refigeração a ar (Ventoinha) Caixa de marchas: Caixa com 4 marchas, Manual Suspensão dianteira: Kurbellenkerachse mit Stabilisator Suspensão traseira: Pendelachse mit Längsschubstreben Federung vorn: 2 durchgehende Blattfederstäbe Federung hinten: 1 runder Drehstab auf jeder Seite Carroceria: Monobloco em aço estampado, Carroceria mit Bodengruppe verschweißt Eixos dianteiro/traseiro: 1306/1272 mm Entreeixos: 2100 mm Pneus: 5.60 – 15 Sport 165 – 15 (Gürtel) Medidas C x L x A: 4010 x 1670 x 1315 mm Peso: 935 kg Velocidade máxima: 175 km/h 185 km/h 911 Series (1964–1988) O 911 foi designado como um substituto muito mais potente, maior e mais confortável para o Porsche 356, o primeiro modelo da firma e, essencialmente, uma evolução do Volkswagen Fusca. O novo carro foi apresentado ao público no Internationale Automobil-Ausstellung de 1963, mais conhecido aos falantes da língua portuguesa como Salão Internacional de Frankfurt. Ele foi designado "Porsche 901" (901 sendo o número interno do projeto). A Peugeot protestou baseada no fato de que eles tinham o registro de todos os nomes de carros consistindo de dois números com um zero entre eles. Logo, antes do início da produção, o novo Porsche teve seu nome alterado para 911. Começou a ser vendido em 1964. O "SC" do 911 SC é comumente entendido como "Super Carrera", embora a Porsche nunca tenha oficializado isso de maneira alguma. Todos os modelos do 911 adotaram o motor de 2994 cc no final de 1977. Este motor, recentemente desenvolvido pela fábrica, desenvolvendo 180 PS (132 kW), e ainda permitindo modificações que aumentavam substancialmente sua potência. Entretanto, o peso dos equipamentos adicionais nestes carros estava prejudicando um pouco a performance, quando comparado ao que um carro mais antigo (e mais leve) faria, com o mesmo motor. Os SCs vendidos no Reino Unido poderiam ser comprados com o Pacote Sport Group, que adicionava spoiler traseiro, entrada de ar frontal e rodas Fuchs pretas. Em 1981 um concept car cabriolet foi apresentado no Salão de Frankfurt. O carro não apenas era de carroceria aberta, como também possuía tração nas quatro rodas. No final de 1982 a versão cabriolet entrou em produção (como modelo 1983), sendo o primeiro modelo conversível oferecido pela Porsche desde o 356. Para muitos, este era um carro muito mais interessante do que o Targa, o outro modelo de carroceria aberta do 911. Porém, enquanto o Targa era vendido com preço equivalente ao do carro padrão, o cabriolet custava consideravelmente mais. Versões conversíveis do 911 têm sido oferecidas desde então. Em 1979 a Porsche estava planejando substituir o 911 pelo 928, porém o 911 ainda vendia bem mais do que ele. Assim, a Porsche decidiu revitalizar os 911 europeus. Estes carros (1981–1983 911 SCs) foram preparados para entregar 204 bhp à 5900 rpm dos seus motores 2994 cc. Os norte americanos precisariam esperar pelo novo 911 Carrera de 3.2 L, em 1984, antes de ver qualquer cavalo vapor extra de potência.
Professor Doktor Ingenieur Honoris Causa (Dr. h.c. Ing.) Ferdinand Porsche (Maffersdorf, 3 de setembro de 1875 — Stuttgart, 30 de janeiro de 1951) foi um engenheiro automotivo austríaco famoso durante sua carreira pelos projetos inovadores, e famoso nos dias de hoje pelo desenvolvimento do Volkswagen Fusca. Juntamente com seu filho e equipe, foi responsável pela construção do primeiro Porsche 356 - e pela fundação da própria Porsche.
Ferdinand Porsche em 1900. Após 5 anos de trabalho com Bela Egger, Porsche trabalhou com o fabricante de carruagens local Jakob Lohner & Co. Ele se sentira atraído pela nascente indústria automobilística, e Jakob Lohner começou a construir automóveis em 1896 sob o comando de Ludwig Lohner no subúrbio vienense de Floridsdorf. Seu primeiro projeto, lançado em 1898, ficou conhecido como "Sistema Lohner-Porsche", uma carruagem movida por um motor de combustão interna e com um sistema de direção híbrido, composto de quatro motores elétricos montados nas rodas. Eles apresentaram o carro na Exposição Universal de 1900 em Paris. A carruagem, que atingia 56 km/h, quebrou vários recordes de velocidade na Áustria, e também venceu o rali de Exelberg em 1901, dirigida pelo próprio Porsche. Posteriormente foi melhorada com motores Daimler e Panhard, mais potentes, que lhe deram outros recordes de velocidade. Mais de 300 carruagens Lohner-Porsche foram vendidas ao público. Em 1905, Porsche foi agraciado com o Prêmio Poetting como o mais destacado engenheiro automotivo austríaco. Em 1902, Porsche fez o serviço militar. Serviu como motorista ao arquiduque Francisco Fernando, príncipe cujo assassinato desencadearia a Primeira Guerra Mundial na década seguinte. Em 1906 a Austro-Daimler recrutou Porsche como seu projetista chefe. O veículo mais famoso de Porsche na Austro-Daimler foi construído em 1910, e homenageava o príncipe Heinrich, irmão do Kaiser Guilherme II. Examplares deste modelo aerodinâmico com motor de 85 HP (63 kW) chegaram nos três primeiros lugares, e o modelo tornou-se mais conhecido pelo apelido "Prince Henry" e não por seu nome original, "Modell 27/80". O principal negócio da Austro-Daimler, porém, era a fabricação de armas de guerra: caminhões, canhões motorizados e aviões. Porsche tornou-se gerente geral da empresa em 1916 e recebeu um grau honorífico de doutor, "Dr. techn h.c." da Universidade Técnica de Viena em 1917 (daí o "Dr. Ing h.c" em seu nome, que significa "Doktor Ingenieur Honoris Causa"). Porsche continuou a construir automóveis de competição com êxito, ganhando 43 de 53 corridas com o seu modelo de 1922. No ano seguinte, saiu da Austro-Daimler após divergências sobre os rumos futuros no desenvolvimento dos automóveis. Alguns meses depois ele começou a trabalhar como diretor técnico na Daimler Motoren Gesellschaft, em Stuttgart, a qual já na época era um importante pólo automotivo. Ele recebeu outro doutorado honorário da Universidade Técnica de Sttutgart por seu trabalho na Daimler, e posteriormente um título honorário de professor. Ainda na Daimler Motoren, ele desenvolveu diversos projetos de automóveis de corrida, que dominaram as competições dos anos 1920. Em 1926 a Daimler Motoren Gesellschaft e a Benz & Cie fundiram-se na Daimler-Benz, e seus produtos em conjunto passaram a serem conhecidos como Mercedes-Benz. O conceito de Porsche sobre um automóvel Mercedes-Benz pequeno e de baixo peso, entretanto, não teve aceitação pela diretoria da Daimler-Benz. Ele saiu da empresa em 1929 e foi para a Steyr, mas a Grande Depressão trouxe o colapso desta última e Porsche terminou desempregado. Em abril de 1931 Porsche fundou sua própria empresa de consultoria, Dr. Ing. h.c. F. Porsche GmbH, Konstruktionen und Beratungen für Motoren und Fahrzeugbau em Stuttgart, para onde retornou. Sua equipe de trabalho incluía seu filho, Ferry Porsche (Ferdinand Anton Ernst Porsche). O primeiro projeto desta equipe foi o desenho de um carro médio para a fabricante Wanderer. Logo surgiram outros.
Conforme o negócio crescia, Porsche decidiu trabalhar em seu próprio desenho, que era uma reencarnação do pequeno carro-conceito de seus dias na Daimler-Benz em Stuttgart. Ele financiou o projeto com um empréstimo do seu seguro de vida. Posteriormente a fábrica Zündapp decidiu ajudar a patrocinar o projeto, mas perdeu interesse após conseguir sucesso com suas motocicletas. Mais tarde a automotiva NSU também decidiu patrociná-lo, porém também desistiu devido aos altos custos. Depois disso, ninguém parecia interessado num projeto desse tipo, até que Adolf Hitler incluiu em sua agenda a idéia de motorizar o país, e que todo alemão deveria ter um automóvel ou um trator no futuro. Em junho de 1934, Porsche conseguiu um contrato para construir três protótipos baseados em seu desenho. Os três carros ficaram prontos no inverno de 1936. A Daimler-Benz foi contratada para construir outros 30 protótipos. Uma nova cidade, "Stadt des KdF-Wagens" próxima a Fallersleben foi fundada para sediar a fábrica. A cidade hoje se chama Wolfsburg e ainda é a sede da Volkswagen. Mais ou menos nessa época, Porsche desenhou um carro de corridas para a Auto Union a fim de competir com os "Flechas de Prata" (Silver Arrows) da Daimler-Benz. O carro ficou conhecido pelo nome "P-Wagen" e foi tanto inovador quanto bem sucedido. Ferdinand Porsche se envolveu com a construção da fábrica em Wolfsburg. Ele passou seus projetos de competição para o filho Ferry. Ferdinand também aceitou outros projetos do Terceiro Reich, incluindo o desenho de tanques de guerra tais como o modelo Elefant. Ferdinand Porsche em 1940. Após a guerra, em novembro de 1945, Porsche foi solicitado a continuar o desenho do Volkswagen na França e para deslocar a fábrica e seus equipamentos para aquele país como reparações de guerra. Diferenças de opinião dentro do governo francês e objeções da indústria automotiva francesa abortaram esta idéia antes que se iniciasse. Ferdinand Porsche, Anton Piëch e Ferry Porsche foram presos como criminosos de guerra a 15 de dezembro de 1945. Ferry foi libertado, mas Ferdinand e Anton foram mantidos numa prisão em Dijon por 20 meses sem julgamento. Enquanto Ferdinand esteve preso, Ferry tentava manter a empresa funcionando. Um contrato com Piero Dusio foi concluído para participação em um "Grand Prix" com o modelo 360 Cisitalia. O carro nunca participou de competições, porém o dinheiro que a Porsche recebeu foi usado para libertar Ferdinand da prisão francesa. Eles também consertavam carros, bombas d'água e guinchos. A empresa também iniciou um novo projeto, o Porsche 356, o primeiro veículo a ter a marca Porsche. A empresa se localizava em Gmünd, na época território austríaco, onde se instalaram oriundos de Stuttgart a fim de se abrigarem dos bombardeiros aliados. A empresa começou a fabricar o Porsche 356 numa antiga serraria em Gmünd. Eles fabricaram 49 carros inteiramente à mão. A família Porsche retornou a Stuttgart em 1949 sem saber como reiniciar seus negócios. Os bancos não lhes davam créditos pois as fábricas continuavam sob embargo americano e não podiam ser oferecidas em garantia. Assim Ferry Porsche pegou alguns dos veículos da série limitada do 356 feitos em Gmünd e visitou revendedores Volkswagen para levantar alguns pedidos. Ele solicitou aos compradores que pagassem o valor de um dos veículos como adiantamento. Ele substituiu assim o crédito bancário por adiantamentos de pagamento como fonte de recursos e escreveu uma carta ao diretor do banco agradecendo-o pela recusa. A versão em série produzida em Stuttgart tinha uma carroçaria de aço soldada a um chassis com plataforma tubular central ao invés da carroceria de alumínio usada na pequena série feita em Gmünd. Quando Ferry Porsche reativou a empresa, ele pensava numa produção próxima de 1500 unidades. Mais de 78.000 Porsche 356 foram fabricados nos 17 anos seguintes. Em 1987 foi incluído no Automotive Hall of Fame. Em 1996 foi indicado para o International Motorsports Hall of Fame, e em 1999 recebeu o título de "Engenheiro Automotivo do Século".

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