terça-feira, 31 de maio de 2016

Confira cinco dicas para gerenciar o tempo no seu dia

(© Fornecido por Sponsored Content Listar as tarefas de pelo menos três dias facilita a flexibilização da agenda)(Pensando fora do baú Hyundai Caminhões) O ano passou rápido? O dia precisava de mais horas? Há um acúmulo muito grande de tarefas no trabalho? A falta de tempo no dia a dia é um problema cada vez mais comum entre os brasileiros. O acúmulo de tarefas, a dificuldade de conciliar a vida pessoal com os demais compromissos, e a impressão de que o tempo começou a passar mais rápido só apontam para um problema ainda maior: as pessoas acumulam mais tarefas do que são capazes de realizar. O dia ainda tem suas costumeiras 24 horas de duração, e infelizmente não conseguimos adicionar horas extras a ele. O que as pessoas vem fazendo é atribuindo tarefas para todos os momentos do seu dia. E isso pode funcionar, caso a pessoa consiga relacionar corretamente o tempo disponível que tem com a quantidade de tarefas que precisa cumprir. O especialista em gerenciamento do tempo, Christian Barbosa, afirma que a melhor forma de se organizar é anotando tudo que precisa ser feito. Tornando as tarefas visuais é possível definir prioridades e aumentar a flexibilidade da agenda. Ele também destaca que é importante que a pessoa consiga planejar o que fará pelos próximos dias, não só as tarefas do dia seguinte. Muitas vezes as pessoas também não admitem que administram mal o seu tempo. Esse problema acaba gerando estresse, o que pode diminuir o rendimento no trabalho, prejudicar as relações pessoais e pode causar uma série de doenças mais complicadas. “Em um ambiente desorganizado e sem planejamento, as pessoas têm mais chances de ficarem estressadas, sem energia, sem motivação, sem ânimo para os relacionamentos afetivos e não conseguem cuidar da própria saúde” ressalta Christian. Além disso, a desorganização trás a impressão de que o tempo está passando mais rápido que o normal e isso resulta na sensação de que alguma coisa deixou de ser feita pela falta de tempo e de organização. Dicas para administrar melhor o tempo Christian Barbosa já achou que administrar tempo era bobagem. Hoje possui uma vasta bibliografia publicada sobre o assunto, além de participar de diversos eventos e palestras. Para ele há cinco dicas muito importantes para a gestão correta do tempo. Primeiro, ele afirma que é errado achar que não tem tempo. Se as pessoas ficarem falando para todo o lado que não tem tempo, essa será a realidade de verdade. Então a primeira dica é mudar a postura como enfrenta o dia a dia. Observar com cautela como o seu tempo está sendo usado e a quantidade de tempo que sobra a partir disso é fundamental. A segunda dica é separar tempo na agenda para atividades pessoais, ou que proporcionem lazer. Estar muito estressado com algum acontecimento vai acabar impactando diretamente na realização das demais atividades do dia. É importante intercalar momentos de descanso e lazer entre os momentos de estresse. “É preciso desacelerar em algum momento e apostar em atividades que trazem prazer. Tirar férias é uma maneira. Pode ser por um período mais curto, o importante vai ser a qualidade desse período. É essencial para ajudar a crescer, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional”, afirma Barbosa. Christian Barbosa destaca como terceira dica o erro que as pessoas cometem em planejar demais. Ter uma agenda muito restrita somente ao que está escrito ali causa transtornos também. A capacidade de ter uma flexibilidade é importante nessas horas. Transferir e reagendar compromissos não podem ser motivo de pânico. “Quando uma pessoa consegue realizar as suas demandas profissionais de acordo com as suas perspectivas de tempo, ela produz mais e com mais qualidade. Mas ter os horários flexíveis proporciona um grande benefício”, destaca. A quarta dica diz respeito à alimentação e ingestão de água. Tomar água ao longo do dia ajuda a manter o foco e executar tarefas corretamente. Manter uma alimentação saudável também é importante. Christian Barbosa indica um teste para notar a diferença: durante dez dias separar uma garrafa de água e um lanche saudável para ingerir ao longo do dia. A diferença de bem estar no dia logo será notada. A quinta e última dica é aproveitar o tempo que é julgado inútil. Atitudes bem simples podem ajudar no aumento da produtividade durante o dia. Encaixar pequenas ações como checar e responder alguns emails ou ler um livro podem ser realizadas por exemplo na sala de espera para uma consulta. Enquanto o trânsito está muito congestionado pode-se escutar um curso em áudio ou algo similar. Qualquer atividade que pode ser encaixada em um tempo que seria inútil é válida. (Fonte MSN)

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