segunda-feira, 14 de março de 2016

Lava Jato disponibiliza íntegra do depoimento de Lula

(© MARCOS BIZZOTTO)(CONDUZIDO - POR SEGURANÇA, A FORÇA-TAREFA DA LAVA-JATO OUVIU O DEPOIMENTO DE LULA NO AEROPORTO DE CONGONHAS) O depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi liberado nesta segunda-feira no site da Justiça Federal do Paraná. No último dia 4, quando foi deflagrada a 24ª fase da operação, o petista cumpriu mandado de condução coercitiva para prestar esclarecimentos aos investigadores na delegacia da Polícia Federal no aeroporto de Congonhas. Há suspeitas de que o ex-presidente tenha recebido vantagens indevidas das empreiteiras envolvidas no escândalo de corrupção do petrolão, na forma de obras do sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP), e do tríplex no Guarujá, no litoral de São Paulo. Veja alguns trechos: Sobre a empresa do filho Delegado da Polícia Federal:- o senhor conhece a empresa G4 Entretenimento e Tecnologia Digital? Lula: Eu não conheço, mas eu sei que acho que é do, o meu filho acho que era sócio dela, G4. Delegado: Qual filho? Lula: O Fábio. Delegado: O senhor sabe quais as atividades exercidas por ela? Lula:Não sei. Esse negócio de game, não me pergunte nada que eu sou analfabeto. Delegado: O senhor saberia dizer, ele já comentou com o senhor quantos empregados, ele dá emprego para quanta gente lá, quantas famílias sobrevivem dela, não sabe dizer? Lula: Não, cada um cuida do seu nesse país. Delegadol: Mas, assim, mais de 5, mais de 20? Lula: Eu não sei, querido, não tenho a menor noção. Delegado: E o senhor sabe onde ela se situa? Lula: Não. Aliás, eu nunca fui. Delegado: Além do seu filho Fábio, seria um dos sócios dela, quem seriam os outros sócios? Lula: Não sei, querido. Delegado: E ela já recebeu valores do Instituto Lula? Lula: Se prestou serviços, não recebeu benefícios, recebeu pagamentos, eu não sei se prestou serviços, mas se prestou serviços recebeu, todo mundo que presta serviços para o instituto recebe. Lula desconversa sobre os valores que eram doados ao Instituto Lula "Nem no instituto e nem em casa eu cuido disso, em casa tem uma mulher chamada dona Marisa que cuida e no instituto tem pessoas que cuidam." Sobre os pedalinhos do sítio de Atibaia "Certamente que a dona Marisa adoraria ver os netos dela e outras crianças que fossem lá possivelmente passear naquilo (...) Eu fico, acho que não é legal, eu fico constrangido de você me perguntar de pedalinho e de me perguntar de um barco de 3 mil reais, sinceramente eu fico." José Dirceu: Delegado da Polícia Federal: José Dirceu tinha alguma interlocução com o senhor na indicação e nomeação de diretores da Petrobras? Lula:Ele era o chefe da Casa Civil, ele cumpria com o papel reservado a ele. As discussões com as lideranças aconteciam, com os ministros, e chegava pra Casa Civil, mandava para o GSI pra trazer pra mim. Delegado: O senhor tomou algum conhecimento, que não seja pela imprensa, de que o senhor José Dirceu recebia vantagens indevidas relacionadas à Petrobras? Lula: Pela imprensa. Delegado: Só pela imprensa? Lula: E sinceramente não acredito. Delegado: Certo. E o senhor sabe me dizer qual o papel dele no Partido dos Trabalhadores após a prisão dele no processo do Mensalão? Lula: Acho que nenhum, querido. Nenhum, nenhum, é uma pena, que o José Dirceu era um grande dirigente político. Acho que poucas pessoas têm a cabeça privilegiada do ponto de vista político que tem o José Dirceu. Sobre José de Filippi Junior, seu ex-tesoureiro de campanha e ex-presidente do Instituto Lula, que teria recebido milhões desviados da Petrobras. Defesa alega que dinheiro era para palestras do ex-presidente Delegado da Polícia Federal: Ele nunca teria autorização para pedir ou fazer agendamento de palestras, tratar qualquer valor de remuneração a palestras Lula: Não. Delegado: Isso o senhor afirma com certeza? Lula: Tem 99% de possibilidade que ele nunca tratou disso. Palestras de 200 mil dólares: "Quando eu deixei a presidência todas as empresas de palestras, que organizam palestras de Bill Clinton, Bill Gates, Kofi Annan, Felipe Gonzales, Gordon Brown, todas as empresas mandaram e-mail, mandaram telegrama, mandaram convite, telefonaram, que queriam me agenciar para fazer palestra, nós então fizemos um critério de não aceitar nenhuma empresa para me agenciar, primeiro por cuidado político, que a gente não sabia quem eram, e segundo porque a gente queria fazer palestras selecionadas, ou seja, que a gente pudesse falar do Brasil, eu posso até mandar para vocês alguns discursos que eu faço, ou seja, a gente fazia discurso primeiro mostrando o que aconteceu no Brasil em 8 anos, que era o que todo mundo queria, e depois a gente dizia qual era o futuro do Brasil, o que o Brasil tinha de perspectiva para a frente, e decidimos cobrar um valor, todas as minhas palestras custam exatamente 200 mil dólares, nem mais e nem menos" Sobre todas as acusações levantadas pela Justiça contra ele. "Eu espero que quando terminar isso aqui alguém peça desculpas. Alguém fale: 'Desculpa, pelo amor de Deus, foi um engano'"

Nenhum comentário:

Postar um comentário